Matofobia, você pode ter, sem saber!

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Segundo reportagem publicada no Jornal Zero Hora, matofobia é aversão ao estudo de Matemática, que pode ser estimulada a partir de comentários negativos de pessoas  com quem o estudante conviva, que rejeitam a disciplina.

Acompanhe a reportagem:


AVERSÃO CULTURAL CRIA AMBIENTE NEGATIVO

As atuais dificuldades no ensino da matemática começam antes mesmo de o aluno entrar na sala de aula. Estão em casa, no grupo de amigos, nos meios de comunicação. A noção de que a matemática é "difícil", "complicada", "chata" ou uma disciplina rígida em que não há espaço para a criatividade é muitas vezes passada de pais para filhos, desenvolvida nas conversas entre colegas e reproduzida de maneira massiva em revistas, jornais ou programas de TV. Como resultado, se criou o que alguns especialistas chamam de "matofobia" — a aversão ao conteúdo da disciplina.

Isso compromete o ambiente de aprendizagem antes mesmo de o professor pousar o giz no quadro-negro ou começar a falar sobre álgebra, análise combinatória ou equações. O medo dos números predispõe o aluno a ficar nervoso ao tentar resolver problemas, compromete a compreensão do conteúdo e torna a prática de exercícios uma rotina torturante na escola.

Um estudo realizado com professores de  62 colégios estaduais da Capital [Porto Alegre] concluído em 2007  identificou a presença da matofobia entre os alunos em mais de 80% dos casos. Como resultado, além de estarem preparados para ensinar o conteúdo devido, os professores precisam estar dispostos antes a vencer o preconceito dos estudantes e evitar traumas ainda maiores.

Veja o percentual de professores que reconheceu a existência de estudantes com receio da disciplina no colégio:

— 85,7% em escolas com baixo índice de reprovação;
— 100% em colégios com reprovação média;
— 83,3% em escolas com alto índice de reprovação.

Dimensão entre os professores:

— 71,4% dos professores de estabelecimentos com baixa reprovação já ouviram falar em "matofobia";
— 30,8% nas escolas com média reprovação;
— 33,3% nas escolas com alta reprovação.


COMEÇO RUIM COMPROMETE RESULTADOS POSTERIORES

O mau desempenho na disciplina de matemática, escancarado ao final do Ensino Médio, tem raízes no início da vida escolar. Isso ocorre devido a algumas peculiaridades dessa ciência: uma das principais é que se trata de uma área cumulativa de conhecimento. Isto é, o aluno precisa aprender bem um conteúdo prévio para compreender o posterior.

— A matemática se destaca das outras disciplinas porque é sequencial, ou seja, não se aprende a multiplicar se não aprendeu a somar. Isso significa que uma etapa que não foi bem aprendida compromete o aprendizado daí por diante. Além disso, a criança tem de entender a teoria envolvida desde os seis anos de idade. Ela sabe que uma plantinha cresce quando é molhada, mesmo sem entender as reações químicas envolvidas. Mas, com a matemática, tem de entender o sistema decimal para saber que, depois do 19, vem o 20 — afirma a doutora em Matemática Suely Druck, da Universidade Federal Fluminense, criadora da Olimpíada Brasileira de Matemática.

O problema é que a largada do aprendizado numérico no Brasil é deficiente — o que cria um efeito nocivo ao longo de toda a Educação Básica. Conforme o relatório De Olho nas Metas 2011, do movimento Todos Pela Educação, dados da Prova Brasil mostram que apenas 42,8% dos alunos do 4º ano do Fundamental sabem o esperado em matemática — dominar adição, subtração e resolver problemas com notas e moedas.

Saiba mais: GONZATTO, Marcello, Zero Hora, 27 out 2012. Disponível em http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/precisamosderespostas/19,1430,
3931330,Por-que-89-dos-estudantes-chegam-ao-final-do-Ensino-Medio-sem-aprender-o-esperado-em-matematica.html. Acesso em 15 dez. 2012.

Imagem: anfreak.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Sim eu tenho matofobia
Meu aprendizado foi cauterizado por um trauma bem nessa idade
Quando minha prof usava uma ripa ou um cipó pra nos bater quando agente errava a tabuada, certa vez me deu nas pernas por nao saber a casa de 4...hoje sou uma adulta q nao compreende matematica, muuito dificil isso...sempre me acho a pessoa mais burra do planeta

Unknown disse...

Sei bem como é..tenho a mesma coisa porem trauma e matofobia..so foi crescendo cada vez mais..sempre me pergunto e me perguntava porque os demais dos meus colegas conseguiam fazer e eu nao...Conseguia compreender o exercício mas não conseguia faze-lo..sempre ansiosa com aquela pressão horrivel...sofri muito para aprender o básico da matemática..meu pai me batia ao errar..e sempre brigavam cmg..gritando mt ao errar algo...isto me prejudica ate hj..cada vez .mais...e nao consigo sair sozinha..necessito de ajuda..mad nao tenho financeiro para isso..so desejo me livar disto de uma vez e conseguir fazer o que os demais conseguem...nao tenho nenhum problema mental ou coisa do tipo...é a trauma mesmo...só quero me livrar disto..ser livre..me acho tao estupida e burra por nao conseguir..ainda mais sabendo que tenho capacidade mas nao consigo..nao consigo sair da correntes..eh horrivel...

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